A indústria de videogames era o novo mercado emergente na década de 1980. As inovações tecnológicas permitiram que jogos eletrônicos se tornassem populares entre todas as idades e classes sociais. Porém, o que parecia ser uma ascensão imparável, com lucros abundantes, acabou se mostrando efêmero, após um colapso histórico em 1983.

O crash de 1983 da indústria de videogames, como ficou conhecido, marcou o fim de uma era de ouro dos jogos eletrônicos. O mercado rapidamente se saturou com o excesso de produções de baixa qualidade e a concorrência acirrada entre as empresas levou a uma queda no valor dos jogos, deixando as companhias em situação financeira delicada.

Um dos grandes responsáveis por essa queda foi o jogo E.T. the Extra-Terrestrial, de 1982. Após o grande sucesso do filme homônimo, a fabricante Atari investiu milhões de dólares na produção do jogo do famoso alienígena. Mas o resultado final foi decepcionante: jogabilidade ruim e glitches frequentes. O jogo fracassou nas vendas e a Atari foi forçada a armazenar milhares de cópias em um aterro na cidade de Alamogordo, no Novo México. O desperdício de dinheiro pela empresa se tornou um símbolo da crise.

O mercado de videogames que já valia bilhões de dólares, foi deixado à mercê do desinteresse dos consumidores. Empresas jogaram fora milhões de jogos e consoles encalhados, lojas fecharam e os empregos desapareceram em um piscar de olhos. Algumas empresas, como a Atari, nunca se recuperaram totalmente e outras simplesmente desapareceram.

Com o passar dos anos, no entanto, as empresas de videogames se recuperaram gradualmente. A Nintendo, com seu console Nintendo Entertainment System (NES) lançado em 1985, assumiu a liderança do mercado e estabeleceu um modelo de negócios que garantiu o sucesso a longo prazo. A partir daí, a indústria evoluiu para se tornar mais complexa e sofisticada, e o mercado gamer cresceu de forma exponencial.

Em suma, o crash de 1983 da indústria de videogames foi um evento significativo que abalou os alicerces da indústria, e mostrou a vulnerabilidade do mercado de jogos eletrônicos. Porém, graças à perseverança e à criatividade das empresas, a indústria conseguiu se reerguer e se tornar um dos mercados mais rentáveis do mundo, com jogos eletrônicos que fascinam milhões de pessoas em todo o mundo.